Manter um público fiel, formado por pessoas que compraram em sua loja ao longo dos anos, certamente é um grande diferencial para os varejistas.

Mas se você realmente quer crescer no varejo, precisa ir além do shopper tradicional. Investir em ações para atrair novos clientes é uma estratégia fundamental para expandir seu alcance (e lucros).

Quem já estudou esse tema sabe que a atração é a primeira etapa do processo de vendas.

Chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas conheçam sua marca primeiro precisa gerar interesse, criar desejo pelo seu produto e inspirar o comportamento de compra.

Ou seja: no varejo, a frase “crescer e emergir” não significa nada!

Para que uma loja cresça, ela deve primeiro aparecer e se tornar conhecida por cada vez mais consumidores.

Você quer abrir uma loja ou ja possui? conheça 5 dicas para consegui novos clientes!

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A partir daí, se tiver ótimos vendedores, um ótimo ambiente e facilitar o pagamento dos clientes, o crescimento seguirá naturalmente.

Participar deles montando estandes da sua loja em bazares e feiras regionais, por exemplo. O objetivo é se aproximar da comunidade e fortalecer os laços de identificação com a sua marca.

Se você tem uma loja, não precisa encarar a internet apenas como uma ameaça ou mais um canal de vendas para se preocupar. Usando as ferramentas do marketing digital, você também pode usar a rede para divulgar o seu negócio, impulsionar as vendas e ganhar novos clientes.

A internet oferece diversas oportunidades para tornar sua marca mais conhecida. Mesmo que você não venda por comércio eletrônico, é sempre recomendável ter um site oficial da loja. Nele devem constar a localização, contato e histórico da empresa, além de fotos dos principais ambientes. Uma boa ideia é manter um blog para explorar estratégias de inbound marketing oferecendo conteúdos relevantes ao seu público-alvo.

Se você tem condições de se aprofundar nesse universo e gerenciar sozinho a presença online da sua loja, ótimo! Mas tome cuidado para que isso não acabe tirando seu foco do negócio ou resultando em uma estratégia de marketing digital capenga.

Antes de começar a pensar em estratégias para atrair clientes, você precisa saber exatamente que tipo de consumidor deseja trazer para o seu ponto de venda.

A melhor maneira de descobrir é obter um perfil de clientes que já compraram com você. Tente observar o comportamento deles loja e pergunte diretamente sobre seus gostos e preferências.

Os próprios vendedores podem fazer isso, mas para ter um melhor controle sobre os resultados, seria interessante fazer uma pesquisa mais detalhada, utilizando um questionário ou formulários específicos para esse fim. Como resultado, você pode organizar e analisar dados para entender melhor o que os consumidores esperam de sua loja.

Além de pesquisar preferências e hábitos de consumo, busque avaliar a satisfação do consumidor com sua marca e não se esqueça de incluir dados como faixa etária, sexo, ocupação e estilo de vida. Pesquisar os perfis de quem já comprou na sua loja vai te dar uma ideia.

Quem não viu não lembra. É uma expressão relacionada ao varejo!

Não adianta ter um belo local de “venda” lá dentro se ninguém estiver prestando atenção na sua fachada, olhando sua placa, ou parando para olhar sua janela.

Mesmo que você tenha investido tempo e dinheiro em todos esses detalhes ao montar a loja, não assume que o efeito da novidade durará para sempre!

Com o tempo, o impacto visual diminui e sua aparência acaba “se tornando parte da paisagem”.

Promover ações que levem sua loja “fora da caixa” também é uma ótima maneira de chamar a atenção dos consumidores.

As promoções costumam ser a ferramenta mais lembrada pelos lojistas na hora de atrair novos clientes. Não é por menos. Ofertas promocionais e descontos são uma das formas mais eficazes de atrair consumidores, além de aumentar as vendas e fazer a rotação de itens em falta.

Uma maneira inteligente de usar promoções para conquistar novos clientes é executar campanhas diferenciada.

Além das promoções, existem várias outras formas de atrair a atenção dos consumidores para o seu negócio. Participar das atividades é uma delas.

Fique de olho no calendário de eventos da sua cidade e tente se envolver montando bancas em feiras e feiras regionais. O objetivo é se aproximar da comunidade e fortalecer a identidade com sua marca.

Se você tem uma loja, não precisa ver a internet como uma ameaça ou outro canal de vendas para se preocupar. Com as ferramentas de marketing digital, você também pode usar a web para promover seus negócios, impulsionar as vendas e adquirir novos clientes.

A Internet oferece muitas oportunidades para tornar sua marca mais conhecida. Mesmo que você não venda pelo e-commerce, é sempre recomendável que você tenha um site oficial da loja. Deve incluir a localização da empresa, detalhes de contato e histórico, além de fotos do ambiente principal. Uma boa ideia é manter um blog para explorar estratégias de inbound marketing fazendo conteúdo para seu público-alvo.

Lembre-se planejamento é algo essencial para início de qualquer negócio.