Em termos simples, geração de leads significa ir atrás de seus clientes em potencial (os chamados leads). Definimos um cliente em potencial como um ponto problemático que possui características semelhantes ao seu cliente e tem melhores resultados e/ou sua solução pode abordar.
A maioria das empresas reconhece que os clientes em potencial são fundamentais para a sobrevivência no mercado.
Certamente são empresas de sucesso porque entendem coisas que muitas pessoas ainda não entendem.
Você pode prospectar ativamente (saída) ou passivamente (entrada), e existem 5 tipos.
- Inbound sales
- Outbound sales
- Indicação
- Parceiros
Na Inbound, não é necessariamente a empresa que está alcançando o lead, mas o contrário: é ele quem está alcançando a empresa.
Ou seja, seus clientes em potencial serão atraídos pelas imagens do seu site, blog ou um de seus anúncios.
Prospecção de clientes: conheça os tipos e qual se de identifica com seu perfil
Se na Inbound, os clientes em potencial seguem uma empresa e, na Outbound, a empresa segue um comprador em potencial. O outbound surge como uma verdadeira solução.
As referências são uma ótima opção para clientes em potencial, é preciso criar estratégias que instiguem seus próprios clientes indicarem seu produto e se serviço. O marketing boca a boca faz todo diferencial.
E por último a prospectar por parcerias com outras empresas é uma jogada e tanto.
Antes de escolher qual tipo vai de acordo com sua empresa é fundamental para que você escolha a forma de prospecção de clientes certa você precisa considerada o seu público.
Se você está no mercado ou está pensando em entrar uma coisa você precisa ter em mente que é o que vai fazer o diferencia em seu negócios não é o produto, mas a atividade, ou seja, para quem vai à mercadoria.
Hoje o mercado está cada vez mais competitivo, por isso o passo a passo faz a diferença e quando você acerta no tipo de prospectar clientes então vai respirar aliviado que está seguindo rumo certo.