O WhatsApp é um dos métodos de comunicação mais utilizados atualmente, e torna a comunicação em uma empresa mais profissional.
Hoje, mesmo nos negócios, a ferramenta se tornou essencial, por isso você precisa entender a importância de ter o WhatsApp para ajudar nas suas vendas.
Por sua utilidade, chamadas e mensagens de texto perderam o uso, e por ser um dos aplicativos mais usados no Brasil, o WhatsApp está conquistando cada dia mais usuários.
Além de se comunicar com seus clientes, você também pode usar o WhatsApp para atrair novos clientes, por isso, no artigo de hoje, vamos te ajudar a saber como.
Existem muitas vantagens em usar o WhatsApp, uma das principais vantagens é dar ao seu negócio uma imagem mais profissional com os clientes atuais e futuros.
Descubra aqui como conseguir clientes pelo WhatsApp
Com ele, você pode colocar informações sobre o seu negócio que podem ajudar os clientes a identificá-lo, como nome do seu negócio, descrição, endereço, serviços, preços, site, horário de funcionamento, etc.
Além disso, o WhatsApp possui vários recursos que podem ajudar o seu negócio, um deles é a Lista de Transferência de Contatos, onde você pode enviar a mesma mensagem para vários contatos de uma só vez sem precisar criar um grupo. No que lhe concerne, o cliente pode responder individualmente a você para atendê-lo de forma única.
Em geral, o WhatsApp aproxima sua comunicação do cliente, isso porque é universal e todo brasileiro usa esse aplicativo.
Além disso, como a linguagem não precisa ser tão formal, você pode ter uma conversa da maneira que normalmente usaria no seu dia-a-dia, claro que respeitando sempre o perfil do seu cliente.
Dessa forma, a comunicação com os clientes se torna mais casual e pode ajudar nas vendas ou resolver problemas sem dificuldade.
Para ser mais casual, você pode tentar coletar dados durante o atendimento para entender melhor você e melhorar a satisfação do cliente.
Essas mensagens ajudam a evitar esperas de clientes e, dessa forma, perguntas simples podem ser respondidas imediatamente.
Alguns exemplos são perguntas sobre horário comercial, como comprar produtos ou serviços de você, etc.
Ao oferecer um serviço mais ágil, os clientes podem tentar entrar em contato com mais frequência.
Isso porque ele pode evitar coisas como entrar em seu site ou rede social para tentar se conectar com você.
Por fim, algumas perguntas simples podem ser respondidas rapidamente por um aplicativo tão comum no dia a dia de todos.
O WhatsApp permite que você agende o conteúdo para ser enviado a clientes em potencial diariamente.
Dessa forma, você pode fazer algo mais focado e não tão solto quanto as redes sociais e o e-mail.
Com suas métricas de atendimento mais avançadas, alguns relatórios e estratégias combinadas podem ser gerados com base em dados reais.
Por ser uma ferramenta casual, é importante treinar sua equipe para atender primeiro às necessidades de seus clientes.
Mesmo que o contato seja apenas uma pergunta, é importante focar totalmente no cliente, pois clientes bem atendidos e satisfeitos têm maior probabilidade de voltar a comprar.
É importante incluir o número da sua empresa em todos os lugares, nas mídias sociais, impressos e tudo mais.
Faça uma declaração e avise a todos que sua empresa tem seu próprio número de WhatsApp.
Ao fazer uma divulgação, seja simples e coloque um link do WhatsApp para a outra pessoa não ficar com preguiça.
E não esqueça de incluir esse link nas redes sociais, como na bio.
O WhatsApp pode exibir estatísticas sobre mensagens respondidas ou não.
Outra vantagem interessante é a capacidade de determinar quais clientes estão mais engajados com o seu negócio por meio do WhatsApp.
Apenas compartilhe conteúdo relevante para seus clientes e prospects, mas não exagere para não se incomodar e fazer com que sua empresa bloqueie potencialmente desnecessariamente.
Não se esqueça de enviar conteúdo relevante com base no estágio do funil de vendas em que seu cliente está.
Para serviços e vendas, desenvolva certas estratégias para determinar por onde começar.
As estratégias de marketing e aquisição de clientes vão te ajudar muito nesse sentido.