Uma lição que os profissionais de marketing aprenderam no ano passado é que é preciso criatividade e estratégia para se destacar em um ambiente digital.

Há mais conteúdo disponível agora, então coloque-se no lugar do seu público para entender quais opções eles tendem a priorizar em relação a tantas.

A resposta está na visão. Esses textos, embora explicativos e úteis, exigem mais esforço e intenção do usuário. Quanto mais esforço o público colocar, menos engajamento você terá.

O trabalho de um profissional de marketing é garantir que os clientes absorvam as informações com facilidade. A melhor maneira de fazer isso é através do conteúdo visual.

Conheça alguns recursos que vai ajudar a conseguir clientes online

Conheça alguns recursos que vai ajudar a conseguir clientes online

Os recursos visuais ajudam a quebrar o texto monótono para aumentar a retenção do usuário na página. Sem falar no impacto do conteúdo visual nas estratégias de SEO e design thinking.

Todos os elementos visuais incluídos em blogs, landing pages, aplicativos, redes sociais e newsletters podem ser incluídos em categorias de conteúdo visual, como banners, flyers, infográficos, mapas mentais, etc.

Em seguida, exploraremos alguns dos principais tipos de conteúdo visual e apresentaremos ideias sobre como usá-los para atrair clientes online.

Existem vários tipos de conteúdo visual que os profissionais de marketing podem usar para atingir seu público-alvo. Mas em quais principais categorias de conteúdo os profissionais de marketing devem se concentrar?

Compartilhamos alguns tipos de recursos visuais que os profissionais de marketing podem criar para aumentar seu público.

Os dados se tornaram um dos tipos mais importantes de conteúdo visual online. No entanto, compartilhar dados brutos com o público sem contexto faz mais mal do que bem.

Embora interessantes, esses dados tendem a confundir o público.

O que números e porcentagens significam para os consumidores? O que eles devem fazer com essas informações?

As equipes de marketing são responsáveis ​​por projetar conteúdo que torne seus dados mais acessíveis a um público mais amplo. Existem várias formas de visualizar os números para que o público possa entender a mensagem da marca.

Dando continuidade ao ponto anterior, uma ótima maneira de contar uma história com dados é criar um infográfico.

Um aspecto que torna os infográficos ótimos para comunicação é que eles combinam vários elementos para compartilhar informações. Esses elementos incluem texto, imagens, ilustrações, ícones e gráficos.

Infográficos têm muitos usos. Eles podem ser projetados para postagens de blog, compartilhados nas mídias sociais, incluídos em apresentações, reaproveitados para vários canais e podem ganhar backlinks.

Projetar um infográfico do zero pode ser um desafio. Mas existem recursos online para ajudar os profissionais de marketing a criar modelos de infográficos simples.

Existe um equívoco comum de que o marketing de conteúdo visual precisa ser sério. Mas isso é longe da verdade. O humor é muito bem-vindo, principalmente em tempos difíceis como esses.

GIFs e memes podem trazer facilidade muito necessária para uma campanha de marketing. Os usuários online já estão familiarizados com esses recursos visuais.

Essa familiaridade significa menos trabalho para os profissionais de marketing e uma conexão emocional mais fácil com os consumidores.

Os profissionais de marketing podem fazer mais uso de uma ferramenta de trabalho remoto amplamente utilizada  apresentação de slides.

As organizações criam apresentações o tempo todo, então, porque não adaptá-las para atrair clientes online?

Alguns podem ser compartilhados externamente com apenas alguns ajustes, mas as apresentações de slides podem ser transformadas em vídeos para compartilhar nas redes sociais ou disponíveis para download, gerando mais leads.

O vídeo é um tipo popular de conteúdo visual há algum tempo, mas os profissionais de marketing sabem que criá-los pode ser uma tarefa assustadora.

Embora existam muitas ferramentas de criação de conteúdo de vídeo que facilitam esse processo, e embora o vídeo seja uma ótima maneira de aumentar a fidelidade do assinante, os profissionais de marketing não estão exatamente dispostos a assumir a tarefa.

A maioria das ferramentas permite que os usuários salvem transmissões ao vivo como vídeos para compartilhar mais tarde. Não surpreendentemente, os profissionais de marketing estão usando essa ferramenta visual para envolver seu público.

Você pode transmitir ao vivo em plataformas prontas como Youtube e Vimeo, ou desenvolver sua própria plataforma de transmissão ao vivo de acordo com suas necessidades.