Segundo levantamento da Conecta, o WhatsApp é o aplicativo móvel mais utilizado pelos brasileiros. Milhares de empresas já usam o WhatsApp para vender, mas estão explorando o verdadeiro potencial do aplicativo?

Nas aulas e palestras, as pessoas me perguntam: “O WhatsApp tem tantos recursos para desenvolver uma estratégia específica para isso?”

O aplicativo tem muitos recursos que as pessoas não sabem como usar  ou, porque não entendem os vários recursos, porque não sabem muito sobre marketing, ou simplesmente não recebem instruções sobre isto.

Mas, mais importante, ele aparece na tela inicial da maioria dos telefones dos brasileiros e usá-lo é uma forma de “hackear” os canais de marketing. Afinal, gerar seus próprios aplicativos é ineficaz e muitas vezes muito caro. Que tal usar o WhatsApp como seu aplicativo de negócios?

Conheça algumas formas para você conseguir clientes por whatsapp

Conheça algumas formas para você conseguir clientes por whatsapp

Muitas pessoas ainda veem o atendimento ao cliente como um custo operacional, e muitos o fazem por obrigação.

No entanto, há uma grande oportunidade de ajudar os consumidores a construir uma imagem de marca positiva e impedi-los de cancelar serviços (ou devolver produtos) e vender novos produtos ou serviços.

No WhatsApp, é fácil porque o cliente está acostumado com a plataforma e não há dificuldade em utilizar seus recursos, além disso, nas conversas de texto, o garçom fica menos estressado ao responder ao consumidor, que ganha leva segundos ou minutos a mais para completar sua “jogo de crenças”.

O WhatsApp já é amplamente utilizado por vendedores e equipes de negócios. De vendedores de carros a diretores comerciais de corporações multinacionais. Neste caso, separe “vendas” de “vendas inbound” para esclarecer uma questão conceitual e técnica, a abordagem proativa e a abordagem receptiva.

Veja que na primeira, geralmente o vendedor vai abordar o cliente que não tem número adicionado, muitas vezes ele nunca fez nenhum contato com aquele cliente. Nesse caso, você deve ter muito cuidado no início do seu método, pois em uma frase, apenas seus clientes em potencial podem pensar que você está enviando spam.

Para isso, recomendo fortemente que você tenha informações suficientes sobre ele para fazer uma conexão comercial: pesquise no Google, Facebook, LinkedIn e comece pelos tópicos que interessam ao prospect. Construa o famoso rapport, começando exatamente com a primeira frase.

No caso do inbound sales, estamos falando do vendedor que recebe o lead de marketing, ou onde o cliente a procura, e não o contrário. Nesse caso, as coisas ficam mais fáceis porque o cliente já pesquisou os contatos, adicionou o número do WhatsApp do vendedor com uma demanda pronta sem a tensão inicial de identificar o perfil e as dúvidas do cliente.

Em ambos os casos, nossa vantagem é que o WhatsApp é muito mais engajado que o e-mail, e as ligações são sempre desconhecidas: o cliente pode estar em uma reunião ou não gosta de ser interrompido fora do horário comercial, mas não em outras situações, muito bom humor. Com o WhatsApp, o cliente pode responder a seu critério (confie em mim, ele tem dificuldade em ver “mensagens não lidas” no WhatsApp).

Uma vez que o relacionamento com o cliente em potencial já exista, comunique-se com mais eficácia e frequência  sempre respeite o momento do cliente.

A dica é editar o nome do cliente com base no horário do cliente para facilitar sua identificação.

Se você tem uma equipe que se comunica com frequência, pode criar um grupo que registre todas as comunicações e abranja toda a equipe. Os grupos podem ser criados por departamento, projeto ou problema a ser resolvido.

Um detalhe importante sobre a criação de grupos são sempre as regras de criação e alinhamento.

Leve as pessoas do WhatsApp para sites, lojas físicas, landing pages, blogs, eventos e, em resumo, para o destino da sua empresa. O que determina o sucesso de uma ação é o seu relacionamento com seus clientes e o nível de engajamento deles com o seu negócio!

Hoje, não existe uma ferramenta oficial de negócios do WhatsApp. Tudo o que existe é terceirizado, e existe o risco de que a plataforma deixe de existir, simplesmente por alguma alteração de código ou limitações da própria ferramenta, sua política de privacidade, termos de uso, ou qualquer outro motivo no âmbito da empresa.

Portanto, não se concentre nas ferramentas! Esteja preparado se algo mudar.